Comitê Executivo acredita em grande Copa do Mundo da FIFA no Brasil
© Getty Images
Com a supervisão do presidente da FIFA, o Comitê Executivo da FIFA realizou a sua segunda reunião do ano em São Paulo no dia 7 de junho, em antecipação ao 64º Congresso da FIFA e ao início da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.
Comitê Executivo reafirmou apoio total e confiança no Brasil para organizar uma grande Copa do Mundo da FIFA. O evento máximo do futebol mundial começará no dia 12 de junho com o jogo de abertura entre Brasil e Croácia em São Paulo.
Enquanto a atenção do mundo estará concentrada no Mundial masculino nas próximas semanas, oComitê Executivo discutiu também o desenvolvimento e as competições de futebol feminino. Nesse sentido, ficou acordado que dez princípios fundamentais de desenvolvimento propostos pela Força-Tarefa para o Futebol Feminino serão submetidos ao próximo Congresso da FIFA para aprovação.
Comitê Executivo discutiu os últimos preparativos para o 64º Congresso da FIFA, quando, entre outros destaques, Michael J. Garcia, presidente da Câmara de Investigação do Comitê de Ética, fornecerá um relatório sobre as atividades desse comitê.
Sobre a questão dos direitos trabalhistas no país-sede da Copa do Mundo da FIFA 2022, o Comitê Executivo foi informado sobre algumas mudanças recentes implantadas pelo Catar, mas confirmou que continuará monitorando esse dossiê com muita atenção. Uma delegação da FIFA visitará o Catar ainda neste ano.
Com relação a alegações da imprensa sobre comportamento antiético durante a votação do país-sede da Copa do Mundo da FIFA 2022, o Comitê Executivo reafirmou a sua posição de deixar o Comitê de Ética completar o seu trabalho antes de fazer qualquer comentário.
Sobre a situação em Israel e na Palestina, o presidente Blatter apresentou um relato sobre a sua recente viagem ao Oriente Médio e sobre os progressos obtidos (veja o artigo "Presidente Blatter conclui viagem ao Oriente Médio"). Mais reuniões com todas as partes envolvidas ocorrerão antes do Congresso, quando a questão será debatida.
Pelo lado financeiro, o Comitê Executivo aprovou a decisão do Comitê de Finanças de conceder os direitos de mídia da Copa do Mundo da FIFA no Reino Unido à BBC e ITV para 2018 e 2022, e na Alemanha à ARD e ZDF para 2022.
Também foi confirmada a decisão do Comitê Financeiro para a doação de US$ 2 milhões a fim de ajudar as federações de futebol da Bósnia e HerzegovinaCroáciaRomênia e Sérvia a reconstruírem as infraestruturas de futebol danificadas pelas recentes enchentes graves na região. A FIFA e a UEFA realizarão uma iniciativa conjunta.

Outros assuntos: 
- Os princípios do calendário internacional feminino de 2015 a 2017 foram aprovados. O calendário em si será apresentado em setembro. No entanto, foram aprovadas hoje as datas do primeiro semestre de 2015, que abrange a Copa do Mundo Feminina da FIFA.
- Torneio de Futebol Feminino dos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014: o México substituirá oCanadá.
- Copa do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA 2016: após a desistência da África do Sul como organizadora do evento, o Comitê Executivo nomeará uma nova sede na sua próxima reunião em setembro.
A próxima reunião do Comitê Executivo da FIFA ocorrerá nos dias 25 e 26 de setembro de 2014 em Zurique, na Suíça.