quarta-feira, 18 de março de 2015

Augusto Cury apresenta metodologia sobre o desenvolvimento das funções não-cognitivas com os estudantes


O psiquiatra, cientista e escritor 
Augusto Cury esteve, na noite
 de ontem, em Fortaleza,
 apresentando a profissionais
 da educação de escolas
 públicas e particulares a 
metodologia e os resultados
 alcançados com o programa 
Escola da Inteligência, além de abordar o tema da inteligência socioemocional.
Segundo Cury, o programa é resultado de uma pesquisa de 15 anos
 e contempla o desenvolvimento das funções não-cognitivas nos estudantes,
 ou seja, qualidades como pensar antes de reagir, expor as ideias, se 
colocar no lugar do outro, proteger as emoções, aumentar o limiar para frustrações e filtrar estímulos estressantes.
O fato é que, infelizmente, as nossas crianças estão desenvolvendo a síndrome do pensamento acelerado. Uma criança de 7 anos de idade tem mais informações que um imperador romano tinha no auge de Roma. O excesso de informação, e o uso de celular, games, internet fazem com que um fenômeno inconsciente, chamado registro automático de memória, sature o córtex cerebral e estimule a construção de pensamentos numa velocidade nunca antes vista. Grande parte da população é acometida por essa síndrome cujos sintomas são acordar cansado, dores de cabeça, dores musculares, sofrimento por antecipação, mente agitada, déficit de concentração, déficit de memória e assim por diante", explica Cury.

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