sexta-feira, 24 de abril de 2015

O que o novo Secretário de Educação de Croatá deve fazer?


Foi uma das perguntas realizadas
 pelos  22 leitores do blog
 nesta quinta-feira (23/04). 
Quem será o novo (a)
secretário (a)? Ninguém de fora serve? 
O que esta pessoa deve fazer?

1 Primeiro, quem será é uma incógnita. 
2 Pessoas de fora servem sim,
 basta lembrar da Tereza Cristina,
 da Joventina Sales, Assunção (é daqui), etc.

3 O que fazer é muito simples: a primeira coisa é desfazer alguns desmandos de Sâmya, como uma nova lotação que reflita a formação e/ou afinidade do professor. deve buscar o diálogo com a categoria, deve implantar um  clima de harmonia e não de ditadura como estava sendo. Basta lembrar que os professores foram obrigados a paralisar aulas para que a troglodita reduzisse a carga horária dos docentes. Ela em vez disso tinha é aumentado, indo contra legislação federal. Certamente ela achava que o professor de Croatá era tapado e isso foi um grande prejuízo político para o prefeito Antônio Onofre, que dificilmente será esquecido. Enquanto que outros municípios fazem paralisações por salário, em Croatá foi por melhores condições de trabalho da categoria, isso ficará na história.

4 O novo titular deve implementar quadro qualificado para assessorar diretores em questões burocráticas, de forma que auxilie o secretário em como aumentar os recursos da educação, já que Croatá é um município pobre e portanto, deve garimpar ajuda sim.

5 Deve implementar curso de gestão de sala de aula, algo que falta aos docentes e em particular, aos das séries terminais, que nunca tiveram formação continuada.

De qualquer modo, a lembrança que os profissionais da Educação de Croatá tem de Sâmya Torquado é a imagem da intolerância, do desrespeito, da truculência, da incompetência, da arrogância, dentre outros adjetivos. 

Enfim cada profissional possui um perfil, cujo modo de agir reflete a formação e cultura que possui. Assim, o que se espera é que o próximo seja alguém com menos "salto no pé" como foi até agora e disposição para agir horizontalmente com a categoria, que seja líder por reconhecimento de sua competência e não por imposição hierárquica do cargo.

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